sábado, 16 de abril de 2011

Dia Internacional da dança - Som e Dança

Todas as coisas e todos os seres produzem sons de acordo com sua própria natureza e com o estado particular em que se encontram. Isso porque são agregados de átomos que dançam e, por esse movimento, produzem sons. Quando muda o ritmo da dança, o som que ela produz também muda... cada átomo canta perpetuamente suas canções, e o som a cada momento produz formas sonoras densas e sutis. Assim como existem sons criativos, há sons destrutivos. Aquele que for capaz de produzir ambos tem o poder de criar ou destruir.  
(ANAGARIKA, 1969, In: RANDALL, 1988) 
                                                                                                       musicaindianabrasil.blogspot.com

           Alguns historiadores dizem que a dança foi a primeira manifestação humana, outros que foi a música; e alguns afirmam que dança e música surgiram juntas. Quando o homem dançou ele criou  a música dentro de si e quando o homem criou a música seu corpo dançou.
              Uma arte é complemento da outra. No hinduísmo o universo foi criado pelo ritmo da dança e é neste mesmo ritmo que ele se mantem.
          A dança sempre esteve presente em nossas vidas cumprindo vários papeis; como os sociais, políticos, religiosos, artísticos, educativos, etc. Atualmente várias pesquisas vem comprovando os benefícios da dança em todas suas áreas; mostrando o valor desta arte milenar e de seus profissionais.
              No ano de 1982 a Unesco criou o Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril (aniversário de Jean-Georges Noverre [1727-1810] que reformulou a dança em sua época, lembrando que dança é muito mais do que movimentos no espaço; é expressão, comunicação).
             Que um dia todas as pessoas conheçam este dia e a importância desta arte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário