domingo, 15 de maio de 2011

Funções de um Festival de Dança

      Participei alguns dias atrás de um festival aqui em Curitiba com pessoas conhecidas e qualificadas internacionalmente e a surpresa: os jurados falaram que precisava melhorar minha técnica e que minha roupa atrapalhava para ver meus movimentos. Consegui falar com um deles e este jurado não soube nem dizer que dança eu fazia, quanto mais dizer o quê eu precisava melhorar tecnicamente, e em vez de ter a humildade de dizer que não entendia de dança indiana falou um monte de coisas sem sentido. E o jurado então que falou sobre minha roupa, será que ele diz para bailarinas clássicas que o tuttu atrapalha para ver os movimentos delas?! E a organização do festival, que nem para responder meu email sobre o ocorrido foram capazes?
    Você paga uma inscrição, que não é nem um pouco barata, para divulgar seu trabalho e ter críticas construtivas, e no fim o que acontece? Jurados que escrevem qualquer coisa, sem justificativas, sem fundamentos, sem ética...Desta forma, que função tem um festival de dança como este no Brasil?
    Para mim, um festival de dança, deve ser um local de trocas de experiência, de aprendizado...mas como, se os jurados não são nem capazes de dizer que não entendem da técnica de uma dança e de julgarem o que pode ser julgado em qualquer dança, como composição coreográfica, qualidade de movimento?! Para que ter comentários então? Que dê somente as notas ou digam: não gostei, não quero te dar um prêmio e pronto, pelo menos vai ser sincero!
      Há muito o que se fazer nos festivais de dança no Brasil, porque se levarmos o exemplo deste, nada vai ser aproveitado!
Artigo publicado na Revista Dança Brasil jul/2011
     

2 comentários:

  1. É uma pena Miriam, pq vc estudou muito para ouvir besteira.
    Que roupa será que eles achavam que se usa na dança indiana???
    bjooo
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Que situação chata, Miriam!

    Dança indiana no Brasil ainda é uma incógnita e causa estranhamento!

    Bjs

    ResponderExcluir