segunda-feira, 16 de abril de 2012

POR QUE É IMPORTANTE SER BAILARINA?


                Tudo no universo está em constante movimento, a Terra, o Sol, a Lua, o homem...E este movimento sempre se transforma através do tempo e do espaço.
                Antes de falar, o homem dançou, por tanto a dança é a mais antiga linguagem humana. Foi através dos movimentos corporais que homens, mulheres e crianças se comunicavam entre si, com a natureza e com os deuses. Está dança foi se desenvolvendo em diversos lugares e épocas, e assim as diferentes técnicas e estilos surgiram, cada qual com seu  propósito.
                A dança passou das cavernas aos templos, dos templos para as côrtes, das côrtes para os teatros, e dos teatros para as ruas e para as escolas. Sendo assim, uma forma de comunicação, religião, entretenimento, lazer, arte, conhecimento e educação.
                Ser bailarina é fazer parte deste mundo tão diverso em suas formas e sentidos.
                Ser bailarina é trabalhar o físico, fazer alongamentos, criar força, resistência, equilíbrio, coordenação. É trabalhar o cerébro, a memória, o raciocíneo; decorar a sequência, contar a música, lembrar de como o movimento deve ser feito, tudo junto e em 1 segundo.
                Ser bailarina é levantar a cada queda, superar cada dificuldade, buscar a perfeição e ser capaz de acreditar que amanhã ela pode ser muito melhor do que foi hoje.
                Ser bailarina é expressar o que as palavras não podem dizer, é sensibilizar a alma das pessoas. É ser capaz de ultrapassar barreiras e dizer à todas as línguas e à todas as classes.
                Como diz Santo Agostinho:
“Eu louvo a dança, pois ela liberta as pessoas das coisas, unindo os dispersos em comunidade.
Eu louvo a dança, que requer muito empenho, que fortalece a saúde, o espírito iluminado e transmite uma alma alada.
Dança requer o homem libertado, ondulado no equilíbrio das coisas.
Por isso eu louvo a dança.
A dança exige o homem todo ancorado em seu centro para que não se torne, pelos desejos desregrados, possesso de pessoas e coisas, e arranca-o da demonia de viver trancado em si mesmo.
Ó homem, aprende a dançar!
Caso contrário, os anjos não saberão o que fazer contigo.”
               
                Por isto é tão importante ser bailarina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário